INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Assentamento do Piauí está entre os que mais acessa internet gratuita do Estado
02/08/2016 - 10:26  
  
Twitter 
Google+ 
População usa internet em praça do assentamento Lagoa Nova
A 107 quilômetros de Teresina, Curralinhos está entre os municípios que mais utiliza a rede de internet gratuita do programa Piauí Conectado, disponibilizado pelo Governo do Estado através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI). Em Junho, o ponto de internet instalado no assentamento Lagoa Nova, a 10 quilômetros de Curralinhos ficou entre os cinco mais acessados, segundo monitoramento feito pela equipe técnica da ATI.

Cerca de 250 famílias com número estimado em 750 pessoas são beneficiadas diretamente com o wifi livre. É o caso do estudante de Administração Rubens Lima (30). “Eu uso a internet da praça frequentemente e principalmente por conta do curso à distância que faço pela UFPI. Através dessa internet eu tenho acesso a todo o conteúdo do curso e ainda consigo assistir às vídeo-aulas também”, conta.

Para Rubens, o Piauí Conectado tem facilitado a vida dos moradores do assentamento de Curralinhos. “O sinal aqui é rápido. No começo a gente via mais crianças e adolescentes utilizando esse serviço, hoje já tem mais adultos também”, relata.

Já o coordenador do cadastro único de Curralinhos, Leandro Pereira (26), conta que utiliza o Piauí Conectado para ter celeridade em seu emprego. “Temos um grupo de trabalho no facebook onde todas as informações e novidades referentes ao meu serviço são repassadas”, fala.

Tanto Rubens quanto Leandro afirmaram que o horário de maior uso do wifi livre no assentamento é no começo da noite. “Eu faço muitas pesquisas, os alunos também, mas tem gente que vai mais pela diversão e para acessar redes sociais, geralmente quem estuda a tarde vai à praça pela manhã, quem estuda de noite, costuma frequentar o ponto de internet pela manhã e tarde”, comenta Leandro.

Para o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, o bom uso do Piauí Conectado em Curralinhos possui uma razão de ser. “Isso mostra o quanto a informação, a comunicação e a inclusão digital são demandas de todo o nosso Estado, a internet é necessidade tanto de quem mora em Teresina como de quem vive em Curralinhos ou outros municípios para onde levaremos esse projeto”, conclui.

Assentamento Lagoa Nova
O assentamento Lagoa Nova em Curralinhos ganhou o ponto de internet ainda em 2015. Em Junho de 2016 teve praticamente 7 mil conexões, total de 6960 conexões. No assentamento há um telecentro que estava parado devido à falta de internet, com a chegada do Piauí Conectado o ponto de inclusão digital voltou a funcionar e atender a população.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE