A equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI), visitou o telecentro do município de Nazária, distante 31 quilômetros de Teresina, com o objetivo de diagnosticar a atual situação da estrutura do espaço e preparar um relatório para que o local seja revitalizado e volte a funcionar plenamente.
A visita faz parte do cronograma da ATI, cuja equipe técnica já esteve em Guaribas, Altos, Alto Longá, Porto e Curralinhos. Em Nazária foi constatado através de questionamento aplicado que as máquinas (computadores) estão paradas e são antigas. “O telecentro desse município precisa de uma reforma geral e de novos computadores. Lá registramos tudo através de questionários, fotos e fizemos um georreferenciamento, que irá facilitar levar sinal de internet quando houver a revitalização”, conta Josy Lacerda, gerente do Governo Digital da ATI.
Telecentro
De acordo com definição do Ministério das Comunicações, o telecentro é um Ponto de Inclusão Digital – PID, sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos. O objetivo do telecentro é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos.