INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Gestores poderão realizar ações com base em informações de sistema desenvolvido pela ATI
15/07/2016 - 11:59  
  
Twitter 
Google+ 
Imagem Ilustrativa - Web
A equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI-PI) está desenvolvendo um site que terá informações, gráficos e comparativos sobre diversos segmentos do Governo do Piauí. O grande benefício é que os gestores poderão realizar ações e tomar medidas com base nos dados apresentados nesse projeto.

“O projeto se chama Piauí em Dados, trata-se de uma tecnologia que chamamos de B.I (business intelligence). O estado tem uma grande produção de informações de vários setores que estão soltas com servidores e os gestores não conseguem fazer de forma ágil e inteligente a junção dessas informações com uma visão gerencial sobre como está o seu órgão, ou no caso do governador, de como está o Estado”, fala David Amaral, diretor-técnico da ATI.

O projeto Piauí em Dados possui painéis gerenciais com as informações das pastas e consegue demonstrar de forma agradável e com uma visualização mais ágil estatísticas, indicadores e até comparações. “Inicialmente fizemos o projeto com a folha de pagamento do Estado e apresentamos ao secretário de administração e previdência, ele gostou muito e solicitou algumas alterações que, embora estejamos realizando, essa parte da folha já está em pleno funcionamento”, conta David.

O diretor traz mais detalhes sobre a hospedagem de dados. “Lá nós temos informações e estatísticas dos últimos cinco anos, temos também um comparativo de evolução mês a mês, é possível saber se houve aumento ou queda no pagamento da folha, comparar um mês de 2014 com outro de 2016, com isso o gestor pode tomar medidas para adequar o gasto com a folha de pagamento e evitar, por exemplo, a lei de responsabilidade fiscal”, esclarece. 

A equipe técnica da ATI, no momento, está desenvolvendo o sistema para abarcar dados da Controladoria Geral do Estado (CGE), Sesapi, com informações sobre a  Central de Laudos e Detran. “Teremos nesse site os locais com maior incidência de infrações cometidas no trânsito. Será como um mapa, também conhecido por Mapas de Calor, no qual pegamos a localização geográfica e um determinado indicador, montamos o mapa e o sistema mostrará ao gestor onde ocorre mais ou menos acidentes, possibilitando trabalhar medidas educativas em cima desse gráfico, entre outras facilidades”, conclui.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE