Durante o mês de Junho, o programa de inclusão digital Piauí Conectado, que disponibiliza internet gratuita com qualidade e velocidade ao piauiense, teve 98.398 conexões, ou seja, mais do que o total registrado em Maio, cujo número de usuários foi de 72.801.
“Se 72 mil usuários já era um número expressivo, 98 mil só mostra o quanto esse é um programa do qual a população realmente necessita, seja para acessar suas redes sociais, como para fazer pesquisas, estudos, acessar os programas governamentais disponíveis na internet, entre outros”, comenta o diretor da Agência de Tecnologia da Informação, Avelyno Medeiros.
Em Teresina 12 pontos contam com o Piauí Conectado, dos quais apenas dois foram inaugurados oficialmente, são eles: Praça da Vila Operária e Praça da Bandeira. Mesmo sem inauguração oficial, o Centro Administrativo registra 86 pessoas conectadas apenas nas primeiras horas desta sexta-feira (08).
Redes Sociais
Em Maio o Facebook saiu disparado como a rede social mais acessada através do Piauí Conectado com 35% dos usuários, seguido do WhatsApp com 33%. Em Junho as duas redes decresceram na porcentagem e apesar disso o WhatsApp tomou a dianteira ficando com 31% e Facebook com 30%.
O Instagram que em Maio atingiu 8% dos usuários, viu seu percentual avançar quatro casas e atingir 12% em Junho. O Youtube registrou 10% e a novidade é o Snapchat aparecendo com 2% dos usuários. Em maio esta rede social não aparecia nas porcentagens de acesso.
Piauí Conectado
O Piauí Conectado tem por objetivo principal levar condições de acesso à informação através do wifi livre à pessoas que não podem custear o serviço de internet. O programa se alia a outras áreas do governo trabalhando a segurança, saúde e educação, com câmeras de videomonitoramento, envio de exames para centrais de laudos, entre outros serviços.
Em junho os piauienses usaram 266.38 GB para upload e 2.29 TB de dowload. O monitoramento feito pela equipe técnica da ATI garante a segurança no tráfego de informações, dados, contabiliza o total de usuários em cada ponto onde o serviço funciona e consegue identificar onde é necessário liberar mais banda para que mais pessoas possam acessar a rede de internet gratuita do estado.