O Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), vai implementar um painel com informações da área de saúde. O sistema será feito em parceria com Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) e permitirá, através de dados gerenciais, que os gestores possam tomar decisões baseados nas informações registradas.
Com esse objetivo é que nesta quinta-feira (22), o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, acompanhado por sua equipe técnica, participou de reunião com o coordenador de T.I. (Tecnologia da Informação) da Sesapi, Sinésio Almeida.
“Estamos trabalhando um projeto de expansão do B.I. (Business Intelligence), um sistema de informações gerenciais que temos na ATI e que vai passar a disponibilizar dados de forma rotineira, mês a mês, sobre a central de laudos do estado. Nosso intento é que todo final de mês tenhamos dados atualizados sobre os exames de imagens realizados no Piauí através dessa central”, explica Avelyno.
Além da quantidade, os dados ficarão online e trarão as características dos exames realizados. “Saberemos, entre outras coisas, a quantidade, o tipo e qual hospital realizou. Ou seja, teremos isso de uma forma gerencial, servindo para orientar os gestores e o governador, ajudando-os na tomada de decisões a partir dessas informações”, conta.
Segundo o diretor técnico da Agência de Tecnologia, David Amaral, o próximo passo para esse projeto é a abertura de uma ordem de serviço. “Após fazermos isso há um prazo que gira em torno de 30 a 45 dias para que a expansão do sistema seja realizado e passemos, enfim, a praticar esse novo gerenciamento”, conta David.
Acompanhando o processo de expansão do B.I. está a equipe da ATI formada pelo diretor técnico, o gerente de Infraestrutura Weslley Oliveira e Palloma Gualter, coordenadora de Banco de Dados, também presentes à reunião.