Uma equipe técnica liderada pelo Coordenador de Redes da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI-PI), Eziclei Castro, visitou o município de Beneditinos, distante 92 quilômetros de Teresina, atendendo solicitação de viabilidade de implantação de wifi livre nas praças do lugarejo.
“Fomos com a equipe da ATI fazer o georreferencimaneto [técnica realizada com uso de GPS e levantamento de intersecções de estradas, rios, pontes, entre outros] e analisar se é viável instalar internet gratuita nesses locais”, conta Eziclei. Dois espaços no município foram analisados. “A praça central, que possui uma antena de comunicação de 25 metros e o segundo local foi um mirante, que será ponto turístico da cidade, lá também existe uma antena com medida igual à da praça central”, comenta.
O próximo passo da equipe é concluir o relatório sobre a infraestrutura encontrada em Beneditinos. “A partir deste documento será decidido qual o melhor ponto para receber internet livre”, explica.
Segundo Eziclei, o estudo de viabilidade tem por objetivo incluir o município dentro do programa Piauí Conectado, que inclui digitalmente a população permitindo o acesso à comunicação e informação, além de serviços online do Governo, através de internet gratuita instaladas em espaços públicos como bibliotecas, praças e telecentros.
Em Teresina o Piauí Conectado já funciona em 14 praças, sendo doze em caráter experimental e duas inauguradas oficialmente. “A meta é estender a cobertura desse projeto e levá-lo para outras cidades do estado, é um programa que o governador Wellington Dias abraçou e que a ATI está expandindo”, conclui.