A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, trabalha para realizar o monitoramento do percurso da Tocha Olímpica em Teresina. Uma Central de Monitoramento foi montada no auditório principal da ATI com equipamentos de última geração manuseados por equipe multidisciplinar envolvendo desde a Polícia Militar, PRF, PF, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Agentes de Trânsito.
“Aqui na ATI ficamos em contato direto com Brasília, que é a Central Nacional de Monitoramento, há horários do dia em que passamos os relatórios sobre o monitoramento para eles. O acompanhamento da tocha é feito via satélite e de forma online, além disso estamos já em contato direto também com Tocantins, próximo estado a receber a Tocha Olímpica”, conta o tenente-coronel Antoni, subcoordenador do monitoramento.
O militar informa que 880 pessoas estão envolvidas de forma direta nessa passagem da Tocha pelo estado e que a receptividade nas cidades piauienses tem sido positiva. “Nossa preocupação é também no sentido de dar fluidez ao percurso, intervindo quando for o caso de bastante aglomeração, algo que impeça a tocha de seguir, já que o percurso total deve encerrar antes do início das Olímpiadas 2016”, fala.
O gerente de Infraestrutura da ATI, Weslley Oliveira, vê como positiva essa parceria entre a ATI e Secretaria de Segurança. “Cedemos a estrutura necessária para que a Segurança instalasse seus equipamentos e alocasse sua equipe, desta forma o monitoramento deve seguir até este sábado, pois é quando a tocha irá cruzar a fronteira com o próximo estado”, comenta.