O diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, acompanhado do gerente de Gestão Estratégica Nataniel do Vale, recebeu nesta quinta-feira (09), representantes do Grupo Afrocultural Coisa de Nego para tratar sobre demandas do Curta Cultura, ponto cultural instalado na Escola Municipal Antônio Dilson Fernandes, zona Norte de Teresina, que forma e capacita jovens da região para o mercado de trabalho com cursos na área tecnológica, entre outros.
Assunção Aguiar e Gilvano Quadros contaram da necessidade que o espaço tem de novos equipamentos. “Temos essa demanda há algum tempo, temos o espaço preparado, mas estamos com a necessidade de computadores, fomos muito bem recebidos pelo Avelyno e sua equipe, estamos saindo já na certeza de que vamos ter nesse primeiro momento o atendimento de parte de nossa demanda”, conta Assunção.
O diretor Avelyno Medeiros em sua fala, ressaltou que a atual gestão do Estado apoia os movimentos populares e frisou a importância da parceria entre a ATI e o Coisa de Nego. “Eles estão precisando de equipamentos para atualizar o telecentro onde atuam, pois os de lá estão defasados, pois já possuem mais de dez anos de uso e estão em difíceis condições de funcionamento, então através da política do Governo do Estado, através da Agencia de Tecnologia da Informação do Piauí, vamos atender uma parte dessa demanda, encaminhando alguns equipamentos, pelo menos dez computadores inicialmente”, fala.
Um estudo para instalação de ponto de wifi no espaço também será realizado. “O ponto de internet é para que esses computadores funcionem adequadamente, atendendo a população daquela localidade, é bom dizer que hoje eles [Grupo Coisa de Nego] trabalham com menores em situação de risco e que projetos desse tipo melhoram significativamente a situação ali naquelas comunidades, pois conseguem tirar os jovens de possíveis atividades ilícitas para praticarem cursos e se incluírem digitalmente nesse mundo tecnológico”, avaliou Medeiros.
A parceria entre a ATI e o Movimento Cultural Coisa de Nego dar-se-á mediante termo de concessão, possibilitando o melhor desempenho do telecentro na zona Norte bem como a inclusão digital de toda a população da região.