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ATI participa do lançamento do portal Piauí Digital
23/05/2016 - 10:43  
  
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ATI participa do lançamento do portal Piauí Digital
O diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI-PI), Avelyno Medeiros, participou nesta segunda-feira (23), do lançamento do portal Piauí Digital, programa da Junta Comercial (Jucepi), que tem por finalidade facilitar a abertura de empresas com emissão de alvará, cnpj, entre outros documentos necessários, através dessa plataforma.

O sistema foi desenvolvido em parceria com a ATI. “Sem a ATI nada seria possível, o Avelyno esteve com a gente desde o início apresentando soluções para nosso sistema”, conta Alzenir Porto, presidente da Jucepi. 

Inicialmente o portal está disponível para 39 municípios e de acordo com o governador Wellington Dias, a missão da ATI é cobrir o estado com internet de qualidade, permitindo que os empresários do interior possam acessar o Piauí Digital e abrir suas empresas sem precisar se deslocar à Jucepi ou a qualquer outro órgão. “Essa integração entre diversas pastas em uma única plataforma vai agilizar o surgimento de novas empresas no Estado, sem que o empresário perca tempo indo a cartórios”, comentou o governador.

Piauí Digital
O empreendedor, por meio de uma única entrada de dados e de documentos no portal do Piauí Digital, solicitará e receberá eletronicamente os documentos necessários para a empresa funcionar, tais como o Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire), o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), a Inscrição Estadual, a Inscrição Municipal e o Alvará Provisório de Funcionamento. Além disso, disponibilizará informações e orientações para certidões, consultas sobre viabilidade de nome empresarial e endereço, além de outros serviços online.

Nesta primeira fase do projeto, os documentos devem ser impressos e protocolados em via única em alguma unidade de atendimento da Junta Comercial na capital ou no interior. No protocolo, o processo é escaneado e enviado para a análise. Pela internet, o empreendedor acompanha e recebe o documento chancelado digitalmente.
Na segunda etapa, os documentos poderão ser enviados por meio eletrônico, assinados digitalmente com certificado digital, dispensando o protocolo de documentos físicos. O processo eletrônico levará a prestação dos serviços de registro empresarial aos empreendedores de todos os municípios piauienses, mediante procedimento célere, rápido e seguro, aumentando a formalização de negócios no estado.

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