Uma equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação – ATI irá visitar os telecentros instalados no Piauí com o objetivo de produzir relatório sobre as atuais condições desses espaços de inclusão digital. A resolução é fruto de acordo entre o Governo do Piauí e o Ministério das Comunicações, que juntos assinaram um Termo de Cooperação Técnica com intuito de revitalizar os antigos e abrir novos telecentros no Estado.
Em reunião nesta segunda-feira (25), o assessor do Ministério das Comunicações, Máximo Filipe, entregou ao diretor técnico da ATI, David Amaral, documento com todas as informações que devem ser coletadas sobre infraestrutura, espaço, sinal de internet para que ao final das visitas aos telecentros, um diagnóstico preciso seja enviado à Brasília.
De acordo com o Ministério das Comunicações, telecentro é um Ponto de Inclusão Digital – PID, sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos. O objetivo do telecentro é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos.
A ATI já está em fase de elaboração do cronograma para as visitas. Semanalmente será enviado ao assessor do ministério uma parcial do relatório atualizado.