Novidade e facilidade é o que a Agência de Tecnologia da Informação – ATI está oferecendo com o Piauí Box, serviço disponibilizado aos servidores e gestores do Governo com objetivo de facilitar o compartilhamento de informações entre funcionários e secretarias através do armazenamento de arquivos no datacenter do Estado.
“Essa ferramenta é um repositório de arquivos para os órgãos. Todos os funcionários que possuírem email corporativo poderão dispor de um espaço online no datacenter para armazenar e compartilhar os arquivos gerados nas secretarias”, explica David Amaral, diretor técnico da ATI.
Segundo Amaral, a nova ferramenta possui funcionalidade semelhante ao ‘Dropbox’ e ‘OneDrive’. “A diferença é que arquivos gerados nas secretarias não irão sair do estado, então temos o viés da segurança, todo arquivo gerado, desde informações sigilosas ou não estarão no datacenter, isso gera uma confiabilidade de acesso e uma segurança maior para as informações”, afirma.
Os gestores interessados devem solicitar a ferramenta mediante ofício. “Liberamos essa funcionalidade para o órgão, bastando o gestor nos enviar uma relação com nome e email dos servidores que poderão usar o serviço, com isso teremos até economia de papel e tinta, pois documentos que seriam impressos, poderão ser enviados através do Piauí Box”, conclui.