Programa Cidades Digitais será implementado em Pedro II através de parceria com ATI
08/04/2016 - 17:10

Wellington Dias, André Figueiredo e Avelyno Medeiros
Cumprindo agenda de inaugurações no município de Pedro II, situado a 207 km ao norte de Teresina, o governador Wellington Dias assinou nesta sexta-feira (08), termo de cooperação técnica entre o Ministério das Comunicações e o Governo do Estado para que programas federais de inclusão digital possam ser desenvolvidos no Piauí, com destaque para o programa Cidades Digitais, que será implementado no município.

Presente na solenidade de assinatura, o ministro das Comunicações, André Figueiredo ressaltou investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão para a cidade e R$ 10 milhões com objetivo de implantar um cinturão de fibra ótica e banda larga no estado. “Teremos 35 pontos fazendo a ligação desse cinturão, com isso três praças em Pedro II irão ganhar internet gratuita, possibilitando aos pedrossegundenses o uso desse meio de comunicação também como um meio de acesso a conhecimento”, disse Figueiredo.

O governador Wellington Dias comentou que na modernidade atual é impossível viver sem comunicação. “O que o ministro André Figueiredo está fazendo hoje no Piauí assinando esse termo é permitindo que o estado tenha cidades digitais interceptadas por fibra ótica, esse programa começa por aqui e permite que os jovens façam uso de internet gratuita nas praças, garantindo também o monitoramento de espaços públicos através de câmeras e tele segurança, ampliando o ensino a distância, ou seja, a Universidade Aberta do Brasil poderá trazer cursos superiores e de pós-graduação para nosso estado através desse projeto”, disse.

Para o diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação – ATI, Avelyno Medeiros, esse investimento visa modernizar o estado com internet de qualidade. “Vai modernizar a gestão atual, aumentar o acesso a serviços públicos e programas do governo em âmbito estadual e federal, além de promover o desenvolvimento dos municípios piauienses”, comenta Medeiros.

Presentes na solenidade de assinatura do termo de cooperação os deputados federais Assis Carvalho, Flávio Nogueira, o secretário de Governo Merlong Solano, secretária de Educação Rejane Dias, secretário das Cidades Fábio Xavier, a prefeita de Pedro II, Neuma Café e equipe técnica da ATI formada pelo diretor de Gestão Estratégica Nataniel do Vale, assessor jurídico Haroldo Vasconcelos, Gerente de Infraestrutura Weslley Sales e o assessor técnico Almeida Júnior.

Saiba mais aqui.