O Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), está apoiando o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) fornecendo suporte técnico e acesso à internet ao serviço, que possibilita expedição de documentos civis tais como cpf e carteira de identidade, além de prestar informações sobre políticas públicas, em especial para as mulheres trabalhadoras rurais e agricultoras.
O PNDTR é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizado no Piauí através de sua Delegacia Federal do Estado (DFDA-PI), em conjunto com a Superintendência do Incra. O programa é formado por uma equipe com vinte servidores dos órgãos públicos, responsáveis pela expedição dos documentos e por fornecer informações sobre leis que contemplam os trabalhadores agrários.
Os mutirões que acontecem nas cidades contempladas com o programa tiveram início ainda no final de abril na cidade de Oeiras, passando em seguida por São João da Varjota, Cajazeiras do Piauí, Santa Rosa, Tanque do Piauí, Barra D’Alcântara e Várzea Grande, seguindo nesta quarta-feira (06) para Francinópolis..
A escolha dos locais para realização dos mutirões fica a cargo do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de cada município.
Confira o cronograma do PNDTR a seguir: