Comissão de Tecnologia da ATI visita Centro Integrado de Goiânia e Brasilia
17/02/2016 - 10:14

Comissão de TI e a equipe da Senasp
Visando conhecer as experiências dos Centros Integrados de Comando e Controle, uma comissão encabeçada por técnicos da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí - ATI, entre eles o diretor técnico David Amaral e o gerente de infraestrutura Weslley Sousa, visitaram nesta quarta-feira (17), o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICN) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Goiânia e Brasília, respectivamente.

A viagem teve por finalidade conhecer os requisitos técnicos e funcionamento necessários para o CICC que será instalado no Piauí. Estiveram presentes além da equipe da ATI, Samuel Silveira, representante da Guarda Municipal, Renato Berger e Geraldo Câncio, presidente e diretor técnico da Prodater.

Segundo David Amaral, o CICC tem como finalidade a junção das forças de segurança em um único ambiente, além de facilitar a troca de informações, de forma rápida e dinâmica. “O CICC abrange os responsáveis diretos e indiretos pela segurança em todas as esferas, seja Pública, Municipal, Federal e Estadual”, declara o Diretor.

O projeto de ter uma rede interligando todos os Estados, surgiu para a Copa do Mundo, sediada no Brasil em 2014, e agora está sendo ampliado para todo o país. Nos CICC, encontra-se Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, STRANS, entre outros.

A implantação de um CICC no estado do Piauí tem a meta de aumentar a segurança em espaços de sociabilidade e lazer como praças, mercados, terminais de integração, escolas e em eventos de grande porte realizados pela gestão pública. Haverá um monitoramento realizado por equipes de segurança, facilitando a troca de informações e agilização de atendimento em casos de incidentes.