Convênio entre Estado e Prefeitura visa integrar infraestrutura de rede e câmeras de monitoramento
01/02/2016 - 13:55

Reunião com órgãos do Estado e Prefeitura
Nesta segunda-feira (01), aconteceu na sede da Agência de Tecnologia da Informação – ATI, a segunda reunião para discussão sobre convênio entre Estado e Prefeitura visando a construção do Centro Integrado de Gestão e Monitoramento do Piauí, que irá abrigar serviços de órgãos como ATI, Secretaria da Segurança Pública, PF, PRF, Strans, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar.

No encontro foram definidas duas datas para uma comissão técnica de segurança e TI (tecnologia da informação) visitar e conhecer as salas de monitoramento de Goiânia e Brasília. “O objetivo das viagens é conhecer o sistema utilizado nesses espaços para adequá-los à realidade do Piauí”, conta Avelyno Medeiros, diretor geral da ATI, que está à frente das discussões envolvendo a integração da infraestrutura de rede e câmeras de monitoramento do Estado e Prefeitura.

De acordo com David Amaral, diretor técnico da ATI, uma plataforma de dados abertos será integrada ao projeto que irá disponilizar informações do estado e da prefeitura a qualquer cidadão ou interessado em ter acesso. “Dados Abertos são dados que são livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuirem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle. Na prática, a filosofia de dados abertos estipula alguns suportes tecnológicos para que os dados sejam legíveis por máquina”, esclarece.

Com um padrão de rede e monitoramente definido e usado mutuamente por órgãos governamentais e municipais, o aumento da segurança em espaços e eventos públicos se torna mais eficiente, além de garantir ao piauiense maior acesso às informações e serviços públicos.

Presentes na reunião,  Renato Berger e Geraldo Câncio, presidente e diretor técnico da Prodater, respectivamente; David Amaral, André Henry, Weslley Sousa e Haroldo Júnior, Diretor Técnico, Coordenador de Rede de Segurança, Gerente de Infraestrutura e Sistemas Compartilhados e Assessor Jurídico da ATI, respectivamente, e ainda o assessor técnico da Secretaria da Segurança, Carlos Galvão.