Câmeras de segurança monitoram o acesso gratuito à internet na Praça da Bandeira
12/01/2016 - 11:51

Diretor Geral da ATI, Avelyno Medeiros, durante inauguração
O teresinense já pode acessar internet gratuitamente na Praça da Bandeira. Nesta terça-feira (19), o governador Wellington Dias inaugurou no local o projeto Piauí Conectado, realizado através da Agência de Tecnologia da Informação – ATI e, que tem por objetivo universalizar o acesso à web em todo o Piauí, permitindo também que pessoas de baixa renda sejam inclusas digitalmente.

A novidade, segundo o governador, é a telessegurança. “Com a presença da internet nesta praça, trabalhamos a prevenção na área da segurança, pois é uma praça que em dado momento as pessoas ficavam com medo de fazer uso de seus celulares, então além de ter o policiamento, temos um sistema de monitoramento com câmeras, onde através do wifi livre é possível a polícia acompanhar o que está acontecendo, é uma forma moderna na qual estamos avançando, ou seja, a telessegurança estará muito presente em nosso dia a dia”, conta entusiasmado o governador Wellington.

O diretor da ATI, Avelyno Medeiros, informa que o Piauí Conectado está sendo levado ao interior do Estado e, que no momento estudos estão sendo realizados pela ATI visando essa expansão. “É um momento de satisfação e de agradecimento, especialmente à equipe técnica da ATI, que trabalha incansavelmente para que este serviço possa estar disponível para toda a população”, ressalta Medeiros.

Em Teresina, a Praça da Vila Operária foi a primeira a receber o Piauí Conectado, a próxima região que receberá o ponto de wifi livre será a zona Sul. O serviço será entregue ao longo dos meses em diversas regiões da capital, incluindo o Zoobotânico e Rodoviária dos Pobres, além da Praça do Gari, Buenos Aires, Renascença I e II, Bela Vista II, São João e a Praça da Saudade.

Cadastro

O acesso à internet pode ser feito de qualquer dispositivo tecnológico: computador, ipad, tablet, netbook e celular. O usuário ao chegar a um ponto que tenha wifi livre, precisará cadastra-se com email, CPF, número de telefone, nome e criar uma senha. Concluído o processo, seu aparelho estará conectado automaticamente. Uma vez conectado, o dispositivo reconhecerá a rede Piauí Conectado em todas as outras praças que disponham do serviço. Em Teresina serão dez praças.

O cadastro também garante segurança contra possíveis ataques de hackers, malwares, vírus, spams e uso de conteúdo indevido da rede, garantindo uma navegação com qualidade. A velocidade da conexão pode ser aumentada diretamente da ATI, onde a equipe técnica faz o devido monitoramento.