O assentamento Quilombo, localizado a 18 km do município de Altos, que por sua vez está a 30 km de Teresina, recebeu a visita do diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros e do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Marcelo Mascarenha. Os gestores puderam conferir os computadores disponíveis naquela localidade para o funcionamento de uma Casa Digital, serviço transformador e de grande alcance social, principalmente pela inclusão digital da comunidade e sua inserção produtiva.
Os computadores estão guardados na sede comunitária do assentamento. “Essas máquinas foram cedidas através de programa do Governo Federal, nosso propósito é instalá-las e trazer internet de qualidade para cá, através de parceria com a ATI, promovendo assim a inclusão digital dos moradores deste assentamento”, fala Marcelo Mascarenha.
A Casa Digital vai incluir e atender 300 famílias, entre adultos, jovens e crianças da localidade, trazendo auto estima, conhecimento, acesso a diversas plataformas digitais e a consequente melhoria de vida com uma nova realidade social ou rotina alterada. Quanto a isso, Elias Nepomuceno, presidente da associação do Quilombo, não tem dúvida. “Nossa expectativa é muito boa, só assim nossos filhos e netos vão se desenvolver mais e obter um conhecimento mais apurado”, pontua.
Para Avelyno Medeiros, há duas possibilidades de a conexão alcançar o lugarejo, através de transmissão por satélite ou via antena de rádio. “Porém, o primeiro passo é revitalizar o espaço na sede comunitária onde será instalada a Casa Digital, em seguida, uma limpeza nos computadores, após isso enviaremos um técnico do quadro da ATI para saber da necessidade de manutenção nos aparelhos, concluído esse processo, até fevereiro do próximo ano a comunidade já contará com internet, computadores para diversos serviços como ensino a distância, fonte de informação e muito mais”, conclui.