Nesta quarta-feira (04), Avelyno Medeiros e David Amaral, diretor-geral e diretor técnico da ATI, respectivamente, reuniram-se com José Osmar, diretor da Interpi, que solicitou apoio para solução de um sistema que emita assinaturas digitais de documentos da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí. O serviço visa facilitar o processo de autenticação de documentos e títulos de domínios de terra.
De acordo com David Amaral, a assinatura eletrônica irá viabilizar um modelo no qual esses documentos poderão ser assinados digitalmente com valor jurídico. “Qualquer pessoa vai poder validar, pois o documento terá um código que pode ser acessado em um site específico comprovando sua autenticação, em casos, quando o beneficiário precisar comprovar a posse da terra, basta acessar o sistema, empresas como bancos e financeiras, que precisem ter segurança quanto a autenticidade do documento também poderão comprovar a legitimidade da peça, explica.
Segundo José Osmar, há uma demanda crescente desses títulos e a assinatura digital irá evitar atrasos nas entregas. “O beneficiário, seja por doação ou venda, vai ao cartório e não precisa mais autenticar o documento, apenas validá-lo, pois já irá tê-lo autenticado eletronicamente”, comenta.