O Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI), inicia na manhã desta sexta-feira (02), a primeira etapa do projeto Piauí Conectado, disponibilizando internet livre em caráter experimental aos teresinenses. A novidade será inaugurada a partir das 8h na Praça da Vila Operária, zona Norte da capital.
A solenidade contará com presença do Governador Wellington Dias e do Diretor Avelyno Medeiros, além da população da Vila Operária e adjacência. “O Piauí Conectado é um programa que faz parte das metas do Governo, o governador Wellington Dias sensibilizado com a necessidade de o piauiense ter acesso à internet com qualidade aderiu a esse desafio”, conta o diretor.
Pelo menos dez praças na capital estão previstas para receber o programa que em sua infraestrutura abrigará serviços de telemedicina, tele ensino, segurança com câmeras, além do acesso à internet. Segundo Medeiros, o ensino a distância, por exemplo, é uma realidade que tende a melhorar com o sucesso do Piauí Conectado. “Todas as pesquisas no Brasil, no Piauí não é diferente, apontam que o acesso à internet chega principalmente para quem possui boa condição financeira, com isso vamos priorizar pessoas de baixa renda e escolaridade para que a informação de qualidade alcance a todos”, concluiu.
As praças dos bairros Buenos Aires, Renascença II e III, Bela Vista, Parque Zoobotânico e Rodoviária dos Pobres estão dentro do lote inicial a receber a internet livre. O programa em seguida será ampliado e levado a todos os municípios do Estado.